domingo, 28 de junho de 2009

O Prazer - Epicurismo

A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem. Este prazer, no entanto, apenas satisfaz uma necessidade ou aquieta a dor. A Natureza conduz-nos a uma vida simples. O único prazer é o prazer do corpo e o que se chama de prazer do espírito é apenas lembrança dos prazeres do corpo. O mais alto prazer reside no que chamamos de saúde. A função principal da filosofia é libertar o homem.

O verdadeiro prazer não é positivo, mas negativo, consistindo na ausência do sofrimento, na quietude, na apatia, na insensibilidade, no sono, e na morte.

A alma - formada de átomos sutis, mas sempre materiais - perece com o corpo; daí, nenhuma preocupação com a morte, nem com o além-túmulo: seria igualmente absurdo preocupar-se com aquilo que se segue à morte, como com aquilo que precede o nascimento.

A morte é nada para nós. No momento em que vivemos, a morte não existe, mas ao contrário, quando a morte existe, nós é que não existimos mais. A morte, portanto, não se refere a nós, nem quando estamos vivos, nem quando estamos mortos, porque para os vivos ela não existe, e aos mortos, estes é que não existem.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

ATO e POTÊNCIA - em ARISTÓTELES

O "Ser" não é apenas o que já existe em Ato, Ser é também o que pode ser, a virtualidade, a Potência.
Uma substância apresenta-se, num dado momento, certas caracteristicas, e noutras ocasiões manifesta-se com características diferentes: se uma folha verde torna-se amarela é porque verde e amarelo são acidentes da substância folha (que é sempre folha, independente de sua colocação. A qualidade "amarelo" é uma virtualidade da folha que num certo momento se atualiza. Esta passagem da Potência ao Ato é que constitui, em Aristóteles, o movimento.